Home
POR - ENG

Mulheres do Futebol são tema de exposição inédita na Avenida Paulista

18.03.2019

Criada pela Wieden+Kennedy para a Nike, a ação pretende trazer visibilidade para a modalidade feminina

 

 

Mais de 40 anos de proibição; a primeira árbitra do mundo; um heptacampeonato inédito para o país. A história do futebol feminino no Brasil é recheada de fatos ignorados pela maioria da população – e pelas próprias praticantes do esporte – que agora poderão ser vistos pelas mais de 1,5 milhão de pessoas que circulam pela Avenida Paulista por dia.

 A iniciativa é uma parceria entre a Nike, a CBF, o Museu do Futebol e a Wieden+Kennedy e tem como objetivo resgatar a memória da modalidade, incentivar a nova geração de mulheres a entrarem para o esporte e, ao mesmo tempo, fazer a população olhar com mais atenção para essas jogadoras, técnicas, árbitras e outras boleiras que, mesmo muitas vezes solitárias, seguiram sonho de jogar futebol.

Se para a Nike o esporte é um agente de transformação, para nós, brasileiros, essa transformação só é possível com uma mudança de mentalidade no futebol. Essa campanha é o começo de uma jornada com a qual vamos aumentar a participação feminina no esporte. Queremos que, um dia, no Brasil, o futebol e todas as outras modalidades se tornem um hábito diário para as mulheres”, diz Martina Valle, diretora de marca para mulheres da Nike do Brasil.

Um manifesto dedicado “Às loucas” abre a primeira das oito instalações espalhadas pela avenida, começando na Consolação até o Paraíso, e é dedicada às mulheres que encaram o desafio de entrar no mundo hegemonicamente masculino do futebol.

 A intervenção narra a história em ordem cronológica, que vai desde os primeiros registros de um time feminino no país, passando pelo ano de 1941, quando um decreto proibiu oficialmente a prática do esporte por mulheres. Das primeiras mulheres que ousaram sonhar e criar uma equipe feminina de futebol, em 1958, até os dias atuais.

 A iniciativa conta com o apoio da CBF e pode ser conferida de 5 a 11 na Avenida Paulista. Todo o material também estará disponível também em Nike.com.br/SP  

MANIFESTO

 Às loucas

 À todas aquelas que ousaram abrir as portas mesmo sem ter as chaves. Que foram adiante sem ter ideia do caminho. Que se lançaram no escuro mais profundo com apenas uma pequena luz como guia: o sonho de jogar futebol.

 À todas aquelas que foram as primeiras, as segundas e as terceiras em campo. Que fizeram história sem saber que estavam fazendo história. Que não tinham espaço nos gramados e, mesmo assim, fizeram questão de dar espaço.

 A todas aquelas que foram consideradas loucas até serem consideradas gênias, que foram consideradas garotas-problema até serem consideradas garotas-exemplo, dedicamos a primeira exposição à céu aberto do Brasil sobre o futebol feminino. 

 Que todas as boleiras que se permitiram sonhar ontem continuem inspirando todas aquelas que se permitem sonhar hoje.

 E que todas aquelas que sonham hoje possam inspirar as sonhadoras de amanhã.

Afinal, só é loucura até fazer.

Nike. Just do it.