Home
POR - ENG

Cangaço Novo: Folha de Cratará

Na série brasileira Original Amazon, “Cangaço Novo”, que teve estreia no Prime Video na última sexta-feira (18), a cidade fictícia de Cratará sofre com uma onda de assaltos a bancos. A trama serviu como pano de fundo para a agência Wieden + Kennedy SP expandir o universo da produção, e criar para o serviço de streaming veículos de imprensa ficcionais. A ideia é engajar o público e gerar conversas sobre uma onda de crimes que acontece no sertão.

Como parte da estratégia de conectar a série com o público, mas sem dar spoilers, a Wieden + Kennedy SP criou para o Prime Video uma ação que traz de volta ao jornalismo um dos nomes mais conhecidos do Brasil. Evaristo Costa gravou um boletim inédito de notícias fictícias sobre Cratará, a “capital do crime”, em suas redes sociais. O programa recriou manchetes de como seria a rotina de uma das cidades mais violentas do país. 

A ação contempla ainda a criação do jornal impresso fictício “Folha de Cratará”, inspirado nos folhetins policiais sensacionalistas dos anos 1990. A publicação foi distribuída para influenciadores que ampliaram conteúdos sobre “Cangaço Novo” nas redes sociais. 

“Em um momento que o formato de True Crime está em evidência, resolvemos resgatar os jornais policiais de uma forma atualizada. Criamos notícias fictícias sobre a série para preservar o enredo original, e de quebra, oferecer ao público uma imersão real à cidade de Cratará, seus personagens, comércio local e todos os seus contornos”, explicam Charles Faria e Renan Molin, diretores de criação, da Wieden + Kennedy SP. 

Com o conceito criativo “O destino é à prova de balas”, também idealizado pela agência, a série traz a história de Ubaldo (Allan Souza Lima), um ex-militar e ex-bancário de São Paulo, que ao descobrir uma herança de seu pai biológico vai até Cratará em busca do dinheiro, e acaba se envolvendo com um bando de cangaceiros.

Abordando problemas estruturais do Brasil, “Cangaço Novo” mostra um sertão nordestino contemporâneo fictício que abriga questões profundas como o crime organizado, corrupção e política, temas populares abordados nos tradicionais jornais sensacionalistas do passado. Criada por Mariana Bardan e Eduardo Melo, com direção de Fábio Mendonça e Aly Muritiba, a série “Cangaço Novo” é uma produção brasileira Original Amazon.

Envolvidos

TÍTULO: Folha de Cratará CLIENTE: Prime Video PRODUTO|PRODUCT: Cangaço novo 1ª DATA|DATE AIRED: 18/08/2023 CCO: Felipe Ribeiro DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Renan Molin | Charles Faria DIREÇÃO DE ARTE: Nuria Lima REDAÇÃO: Leandro Vasconcellos ASSISTENTE DE ARTE: Luis Gustavo de Carvalho DESIGN: Djavan Santos ATENDIMENTO: Henrique Sarcinella | Marinna Santos | Leticia Amadeu PLANEJAMENTO: André Troster | Felipe Gavronski |Lucas Nunes| Karen Rodrigues | Dayana Vaz CONTEÚDO: José Diniz | Karolina Cardoso HEAD DE PRODUÇÃO INTEGRADA: Patrícia Gaglioni PRODUCER: Mariana Golpian Editoração e Finalização do arquivo para impressão: Graphline Media Production CEO: Celso Costa Arte finalista e Retoque de imagem: Elton Ferreira Arte finalista e Retoque de imagem: Bruno Nascimento APROVAÇÃO CLIENTE: Jorge Papa | Gabriela Guimarães GESTÃO DO PROJETO: Amanda Medeiros | Lígia Barros