Home
POR - ENG

Swile. A mudança tá na sua mão

Você quer um cartão de comer ou de benefícios? É a partir dessa provocação que a Swile, startup unicórnio e centauro francesa de benefícios flexíveis, apresenta ao mercado sua campanha de marca. Com o conceito “A mudança tá na sua mão”, criado pela agência Wieden + Kennedy SP, a comunicação usa o bom humor para levar os gestores de RH a repensarem as práticas tradicionais da oferta de benefícios corporativos, convidando-os a conhecer opções mais flexíveis, inovadoras e que atendem às reais necessidades dos colaboradores.

Ironizando a limitação do modelo antigo do chamado “vale”, baseado nas categorias refeição e alimentação, a campanha é composta por três filmes que acontecem em uma livraria, em um posto de gasolina e em uma loja de artigos para escritório. Nas cenas, os consumidores passam por uma verdadeira saia-justa ao tentar pagar suas compras com um cartão que só serve para comer. A irreverência dá o tom da comunicação, que sempre termina com a postura surpreendente do operador do caixa ao receber o pagamento.

“Os RHs estão vivendo um momento único, onde o poder de escolha, definitivamente, está nas mãos deles. Com o fim do rebate e do pós-pagamento, práticas que deixavam os profissionais presos às empresas tradicionais, eles estão livres para escolher as ofertas que mais atendem ao que os seus colaboradores querem e valorizam. Ir além dos tradicionais vale alimentação e refeição é uma atitude valorizada pelas pessoas”, enfatiza Júlio Brito, General Manager da Swile Brasil.

As cenas finais reforçam as vantagens de ter um cartão Swile, aceito em mais de 4 milhões de estabelecimentos, e que conta com até oito categorias: alimentação, refeição, mobilidade, educação, saúde, home office, e premiações & incentivos.

“Encontramos um jeito muito direto e divertido de apresentar um programa de benefícios tão completo quanto o da Swile. A provocação ‘seu cartão é de comer?’ é bastante B2B, mas também dialoga com o público B2C”, explica Otavio Schiavon, Group Creative Director da Wieden + Kennedy SP.

Os filmes foram produzidos pela The Youth e Evil Twin, e contam com estratégia de mídia digital, social e influência.

Novo jeito de fazer B2B

A nova campanha da Swile reforça seu compromisso de criar mensagens que desafiam o status-quo do mercado Business to Business. Como contraponto entre a forma tradicional desse modelo – batizado pela marca como “Boring to Business” – a empresa criou um jeito criativo, descomplicado e transparente de dialogar. É daí que se consolida o jeito Swile de fazer B2B: sem ser chato.

“Por trás de cada CNPJ que buscamos conquistar, há vários CPFs que tomam decisões combinando razão e emoção. O universo B2B, tão dependente de automatizações em busca de leads, não precisa ser chato. A Swile, com seu DNA inovador, atual e bem humorado, pode apresentar sua proposta de valor de um jeito divertido, legítimo ao seu propósito de construir um mundo do trabalho melhor. Essa campanha expressa o espírito da marca num mercado tão movimentado no cenário regulatório, mas tão parado no cenário criativo”, ressalta Bruno Montejorge, VP de Marketing da Swile Brasil.

Nesse sentido, a proposta da campanha é inspirar e empoderar os profissionais de RH, provocá-los positivamente para que eles sejam protagonistas da mudança, diante de um momento com diversas possibilidades na gestão de benefícios. Vale lembrar que as recentes mudanças nas leis trabalhistas relacionadas à oferta de benefícios corporativos abrem espaço para uma cultura mais humana e eficiente no mercado de trabalho.

A mensagem traz mais potência para os profissionais que decidem por uma oferta mais plural de benefícios, e também, as vantagens para a cultura das empresas. Não à toa, segundo dados da pesquisa Work, Health and Wellbeing: The Employee Perspective, do Engage Health Group UK, 8 em 10 colaboradores concordam que o pacote de benefícios tem grande influência na hora de aceitar uma proposta de trabalho.

De acordo com a Swile, a procura por benefícios para além dos tradicionais vale alimentação e vale refeição vêm aumentando. Hoje, mais de 83% dos clientes da companhia oferecem, além de refeição e alimentação, outras categorias de benefícios a seus colaboradores, dentro da lei e de todas as regras aplicáveis. “Apenas cerca de 17% optam por somente essas carteiras [Vale alimentação e Vale Refeição]”, explica Brito.

Envolvidos

AGÊNCIA: Wieden+Kennedy São Paulo TÍTULO: Cartão de comer ou de benefícios? DURAÇÃO: 15, 30 CLIENTE: Swile PRODUTO|PRODUCT: Cartão de Benefícios 1ª DATA|DATE AIRED: 07/08/2023 CCO: Felipe Ribeiro GCD: Otavio Schiavon DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Camila Rodrigues | Andre Pallu DIREÇÃO DE ARTE: Guilherme Sill DESIGN: Djavan Santos ATENDIMENTO: Beatriz Almonacid | Beatriz Vianna PLANEJAMENTO: André Troster | Felipe Gavronski CONTEÚDO: José Diniz | Marina Coelho HEAD DE PRODUÇÃO INTEGRADA: Patrícia Gaglioni PRODUCER: Nathalia Trindade PROJETOS ESPECIAIS: Fernanda Segura | Julia Cunha PRODUTORA: The Youth DIRETOR DE CENA: Bueno DIRETORA DE ARTE DE CENA: Camila Kogut DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Yuri Maranhão PRODUTORA EXECUTIVA: Carol Cherobim FINALIZADORA: Lu Lima ?MONTADOR: Ricardo Jug PÓS PRODUTORA: Colossal COR: Erick Moraes PRODUTORA DE SOM: Evil Twin Music PRODUTOR MUSICAL: André Faria | Murilo Faria | Gabriel Mielnik PRODUÇÃO EXECUTIVA: Juliana Tangar | Manoella Coelho da Fonseca | Thais Becker | Letícia Brito. FINALIZAÇÃO DE ÁUDIO: Rafael Vieira | Gustavo Boselli | Andre d’Ávila | Paulo Ribeiro | Niper. APROVAÇÃO CLIENTE: Bruno Montejorge | Felipe Witt | Fernando Borsatto | Beatriz Vettorazzo